CRÉDITOS: kaferpilot
Ok vamos falar um pouco sobre os motores Tork.
Esses
motores nasceram e meados da década de 1980 para melhorar o desempenho e
o consumo dos Fuscas e Kombis fabricados no Brasil.
Esse motor
tem como maior diferencial em relação aos antigos motores 1600 os seus
cabeçotes, que tem duas aletas de refrigeração a menos que as dos 1600
antigos e válvula de escape 2 mm menor que a do motor anterior.
Essa
válvula tem como peculiaridade a haste de 9 mm (8 mm nos demais) o
porquê dessa medida é justificada por um recheio de sódio que garante
uma atenuação em sua temperatura de trabalho.
Essa temperatura
maior é causada justamente pelo menor diâmetro da válvula, que por sua
vez, aumenta o torque em baixas rotações, esse era o grande interesse da
VW naquele momento, pois, um motor torcudo é sinônimo de um motor
econômico.
Na parte de força a diferença fica por conta dos
pistões e camisas. As camisas tem duas aletas a mais para compensar as
que foram retiradas do cabeçote e os pistões agora tem um novo desenho
em suas cabeças. Os pistões a álcool tem uma saliência convexa em seu
topo enquanto os pistões a gasolina tem uma concavidade bem acentuada.
Um
outro aperfeiçoamento dado aos motores Tork são os prisioneiros do
bloco que agora são de 10 mm (antes eram 12 mm) esses prisioneiros
garantem uma maior elasticidade e, conseqüentemente, uma maior
resistência as altas temperaturas geradas por essa nova configuração de
propulsor.
Outra alteração peculiar desse motor é o radiador de
óleo deslocado para trás da capela aumentando a refrigeração dos pistões
3 e 4. Para completar a nova configuração o motor torque recebeu um
novo comando de válvulas de referencia 04010610116 com duração de 251°
ADM e 256° ESC e com Um lift levemente maior que o dos outros comandos
VW que garantem um aumento no torque do motor.
O motor Tork, até o final da década de 1980 era fornecido tanto a álcool como a gasolina.
Nos
fuscas, os motores a álcool (UJ) saiam com dupla carburação Solex
H32PDSIT 2/3 enquanto os a gasolina (UF) saiam com carburação simples
Solex H31PICT. Que geravam 57cv e 45cv DIN respectivamente.
Com a
volta do fusca em 1993 a VW recolocou s motores tork na linha de
montagem do fusca só que agora tanto os a gasolina (UFA) quanto os a
álcool (UJA) usam a dupla carburação Solex H32PDSIT 2/3. Esse motor
também ganhou catalisador para se adequar a nova lei de emissão de
poluentes e foi produzido assim até o final do 1º semestre de 1996.
O
motor tork, foi fabricado até 2005 para equipar as Kombis onde, na sua
ultima configuração, ganhou injeção eletrônica de combustível.
Eis a tabela dos motores Tork usados nos fuscas com seus códigos e seus parâmetros.
UF:
1600 GAS, FUSCA (1 CARBURADOR)
45cv@4000RPM (DIN)
UJ:
UJ - 1600 ALC, FUSCA (2 CARBURADORES)
57cv@4200RPM (DIN)
UFA:
1600 GAS, FUSCA (2 CARBURADORES)
53cv@4200RPM (DIN)
UJA:
UJA - 1600 ALC, FUSCA
57cv@4200RPM (DIN) – UJ
Olá,show de bola esse post, só a parte dos prisioneiros é que está com divergençia.
ResponderExcluirOs antigos eram de 10 mm e os tork de 8 mm,tenho dos dois modelos!Valew
Muito boa informação, estou na vontade de montar um triciclo com essa configuração, gasolina e carburação dupla em motor tork e cambio itamar
ResponderExcluirBoa noite amigo sugiro que você monte seu motor injetado ele vai ficar muito mais economico e mais desempenho
ExcluirOlá Marcos estou querendo montar um motor 1600 qual e melhor moderno ou antigo
ResponderExcluirOlá como saber se motor e Tork ou não só no vê.
ResponderExcluirVerifique o cabeçote. O motor Tork usa cabeçote com 6 aletas de refrigeração.
ExcluirÓtima explicação, o comentário dá muita noção sobre a configuração do motor torks.
ResponderExcluirOlá Bom dia pessoal tenho um fusca 86 1600 tork um shoou de carro
ResponderExcluirBom dia... tenho Fusca84,alcool. Estou refazendo o motor. Está com esse comando 04010610116.
ResponderExcluirPorém o comando de catálogo é outro, creio que igual o do Itamar.
040 109 021.12
Você saberia qual é a diferença entre eles?
Valeu e obrigado pela atenção
jamiroquein@gmail.com
Tenho um motor com iniciais BV com cabeçotes de 8 aletas queria saber se a alguma possibilidade de ser montado pra usar álcool claro trocando os pistões
ResponderExcluirTenho uma Kombi ano 80 carroceria carburação modificada para simples qual a duração dele que já foi feito há 2 anos?!....
ResponderExcluirNa minha sincera opinião a VW deu um tiro no pé com o motor Tork,na Kombi nem tanto mas no Fusca o carro ficou lerdo ,perdeu a agilidade sem se sobressair no consumo.A excessao e a capela deslocada.Ao fazer meu motor ,eu o fiz com o kit antigo ,dito com os cabecotes.Nao estou arrependido.
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