sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Furações extra da bronzina dos mancais principais

Créditos: Chico Biela

Para melhorar o fluxo de óleo para as bronzinas de bielas, podemos fazer alguns furos nas bronzinas dos mancais principais. Estes furos permitirão que as bielas recebam óleo mais vezes que com as bronzinas originais. A idéia é a seguinte: como as bronzinas de bielas recebem óleo de forma intermitente, somente quando os furos de lubrificação coincide com os furos das bronzinas de mancal fixo, fazendo mais furos nas bronzinas, o número de vezes que as bielas recebe óleo aumenta.
Isto é fundamental queremos ultrapassar rotações maiores de 4000 RPM, sejam em virabrequins de furação simples (1300 e 1500) ou de furação dupla (1600).

Mas com este sistema, mesmo usando um virabrequim de 1300, conseguimos fazer chegar nas bielas uma quantidade de óleo equivalente ou superior ao obtido pelo virabrequim original do 1600.

A broca pode ser de 3mm e a posição dos furos deve seguir as fotos.

A bronzina do mancal da polia não necessita de retrabalho.

Após fazer os furos, deve-se tomar cuidado para que as rebarbas não fiquem salientes na superfície onde os mancais do virabrequim vão se apoiar. Um estilete pode ser usado para retirar este material.
Quanto à resistência do local onde os furos são feitos, não interfere. As bronzinas (com expressão da do mancal traseiro), somente suportam carga radial, e neste aspecto, os furos não alteram sua resistência. As bronzinas do mancal traseiro suportam toda carga axial do virabrequim, portanto são mais robustas e tem contato do mancal específico para isso (abas ou flanges). Mas mesmo assim os furos são desprezíveis quanto ao impacto na resistência das peças.

Os dois furos originais tem rebaixos na superfície de contato da bronzina. Então mede-se a distância entre estes rebaixos, divide-se por 3 e temos a marcação para dois furos extras de cada lado.
Para a bronzina segmentada (central), o procedimento é o mesmo, basta juntar as duas metades para se achar esta medida que comentei.

Assim, as bronzinas inteiriças da dianteira e traseira (a da polia não necessita de retrabalho), passam a ter 6 furos (2 originais) e mais 4.

Créditos do texto:   Master Vader

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